quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA

A história recente e recentíssima da Africa do Sul não nos é de todo desconhecida. Quem nunca ouviu falar do país que sediou a última Copa do Mundo? Ou de Nelson Mandela, figura histórica emblemática da luta contra a segregação racial na Africa do Sul? Entretanto, pouco sabemos da história "antiga" desse país. Não sabemos, por exemplo, que eram aborígenes - representantes dos povos Zulu e Xhosa - os habitantes originais daquelas "paragens" no ano de 1500, quando o Brasil foi descoberto.
Guerreiro Zulu


Povo Xhosa
 

Em 1652, cento e cinquenta anos depois do descobrimento da rota marítima do Cabo, a Companhia Holandesa das Índias Orientais fundou uma estação de abastecimento que mais tarde viria ser a Cidade do Cabo. Assim, até 1806, quando aquela cidade tornou-se colônia britânica, os colonizadores holandeses, denominados Bôeres ou Africâneres, estabeleceram-se na parte Sul da Africa.

Os colonizadores britânicos se assentaram no norte e no leste da África do Sul. Infelizmente, a interação entre estes variados grupos humanos não foi nada amistosa desde o início, resultando em duas guerras: a primeira deu-se entre os donos originais da terra e os Bôeres; a segunda foi travada entre estes e os Britânicos e visava ao controle das riquezas minerais do país, famoso por suas esmeraldas.
Bôeres


Na próxima postagem veremos como se desenvolveu a política do apartheid e como a segregação racial influenciou a história da África do Sul.

Um comentário:

  1. Olha aqui, Lady Virginet, eu sigo o teu blog mas não vai me deixar vendo navios como no caso da India. Vc ficou devendo fotos comentadas, detalhes da viagem e até uma história de gente brigando e cachorro morto, nemlembromaisoqueera... Quero os mínimos detalhes senão eu processo o seu blog por propaganda enganosa! Mas, realmente, vc deveria ir ao Quenia...

    ResponderExcluir